top of page
Buscar
Ananda Hoeppel

Arquétipos

Na psicologia os arquétipos são utilizados para representar padrões de comportamento associados a um personagem ou papel social. Os arquétipos estão presentes em mitos, lendas, nos filmes e muito mais. Também são utilizados na publicidade, quando um animal é utilizado em uma marca, espera-se que os clientes associem a marca às características daquele animal.

Na psicologia arquétipos são tendências herdadas, armazenadas dentro do inconsciente coletivo, são denominadas arquétipos e consistem em determinantes inatos da vida mental.

Segundo Jung os arquétipos que ocorrem com mais frequência são : persona, a anima, o animus, à sombra e o self .

Persona: seria a máscara que o indivíduo usa quando está em contato com outra pessoa.

Anima e o do Animus: refletem a noção de cada indivíduo exibe algumas características do sexo oposto, anima característica feminina no homem e animus características masculinas na mulher.

Sombra : consiste na parte mais animalesca da personalidade, à sombra contém as atividades e desejos imorais, mas também possui o lado positivo da espontaneidade e criatividade. É considerada o lado escuro da Psique

Self: integrando e equilibrando todos os aspectos do inconsciente o self proporciona unidade e estabilidade à personalidade . A origem do ego reside no arquétipo self , onde se forma ao longo do desenvolvimento precoce com o cérebro tentando adicionar sentido e valor à suas várias experiências.

O poder dos arquétipos na atualidade é enorme, grandes marcar já sabem disse e usam e abusam, pois é uma linguagem simbólica que é facilmente traduzida pelo inconsciente. Os símbolos representam muitas vezes o poder de um animal ou figura específica, isso serve para roupas, carros, tatuagens, papéis sociais entre outros.

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Paralelo -30

Comments


bottom of page